quarta-feira, 5 de março de 2008

Formação em Gaia

Ola!

Hoje fala-vos a Renata.
Como prometido venho dizer-vos o que aprendi numa formaçao em Musicoterapia de 6horas que fiz no sábado passado, dia 1 de Março de 2008, em Gaia.
Primeiro que tudo deixo-vos os site: http://www.apoioxxi.com/; onde poderão ter conhecimento de várias formaçoes em diferentes áreas, incluindo a Musicoterapia, e de muitas outras coisas que este espaço inovador oferece.

As ideias principais que retive de sábado são:
*a musicoterapia é um processo ao longo do qual se tenta melhorar os aspectos que o consulente gostaria de ver melhorados em si ou que, caso o consulente nao tenha consciencia desses aspectos, trabalhar-se-á os que o musicoterapeuta ou outro especialista que trabalhe em parceria com ele (psicólogo, psiquiatra, etc) detectem.

* para fazer musicoterapia é necessária uma trilogia: Consulente, Musicoterapeuta e Música. Por exemplo: se alguém sai do trabalho cansada e ainda tem muito para fazer e no carro, enquanto se dirige para casa, põe uma música que sabe ter efeitos estimulantes nele, nao está a fazer musicoterapia, pois falta o Musicoterapeuta (e porque esta situação não constitui um processo)

* existem técnicas activas, passivas e integrativas. As Activas são as tecnicas em que o consulente participa (na improvisação por exemplo); as Passivas são as técnicas em que o Musicoterapeuta desenvolve actividades para o consulente e que não exigem a sua participação activa (exemplo da musicoterapia feita em pessoas em coma); as Integrativas visam melhorar a integração dos elementos num grupo e são, por isso, também activas (exemplo do exercícios de Movimento)

Espero que tenham ficado um pouco mais elucidados e com vontade de fazer uma formação, acreditem, vale a pena!

A formadora foi a Dra. Marcia Vasconcelos, a mesma que virá fazer o nosso workshop!

Explorem o site que vos dei!

Sem comentários: