sábado, 29 de dezembro de 2007

Evolução e Desenvolvimento

Ola a todos de novo!







Hoje deixamo-vos com o desenvolvimento da Musicoterapia ao longo dos tempos.







Esperamos que tenham uma excelente passagem de ano e que continuem a comentar o nosso blogue! :)














Evolução e desenvolvimento

Devemos começar por distinguir quais são os limites entre Educação Musical e Musicoterapia. Para isso, recorremos a Jacques Emile Dalcroze (1865-1950), que foi um dos percursores da Musicoterapia. Apesar de não a ter exercido, foi um extraordinário educador, o criador da rítmica. Dalcroze dizia que “a música deve desempenhar um papel importante na educação em geral, pois responde aos desejos mais diversos do homem, o estudo da música é o estudo de si mesmo”. O organismo humano é susceptível de ser educado eficazmente, conforme a ordem e o impulso da música, porque o ritmo musical e o corporal são o resultado de movimentos sucessivos, ordenados, modificados e estilizados, que forma uma verdadeira identidade.
Nos Estados Unidos, desde a Primeira Guerra Mundial, os hospitais de veteranos contratavam músicos profissionais como “ajuda musical”; preparavam, assim, o caminho para a Musicoterapia. Os resultados positivos de algumas dessas experiências atraíram o interesse médico e compreendeu-se, cada vez mais, a necessidade de uma preparação específica para criar um musicoterapeuta. Assim, em 1950, um grupo de profissionais fundou a National Association for Music Therapy, que dita um curso de músicoterapeutas com duração de quatro anos e outorga o diploma de R.M.T (Registers Music Therapy) de nível universitário.
Sucessivamente, foram sendo fundados vários centros para o estudo da Musicoterapia na Europa (British Society For Music Therapy, em Inglaterra, por exemplo).
Portugal também já fundou a sua Associação Portuguesa de Musicoterapia.
Sabiam que o primeiro mestrado de musicoterapia em Portugal só surgiu em 1990 na Madeira?









1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!Se alguem tem dúvidas de que a música é forma de expressão humana, então é porque nunca deu por si a cantarolar as suas músicas preferidas que passam na rádio, ou a bater o pé ao ritmo das mesmas, ou mesmo a assobiar as melodias que ficaram na mente!É uma forma de expressão humana universal, todos percebem e sentem a carga emocional, o espírito ou mesmo as mensagens que as varias melodias transmitem!E seria natural que existisse uma maior preocupação na educação para a mesma, pela breve experiencia que tenho no âmbito da música percebi que o estudo da mesma nos pode ajudar em varios aspectos, tais como, a capacidade de concentração, a vontade de querer fazer melhor, a disciplina na auto-aprendizagem, o desenvolvimento do raciocínio, etc.Espero que com este vosso trabalho venham a mostrá-lo e trazer algo de novo!Bom trabalho!