quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

o que é a musicoterapia?


Como tinhamos prometido vamos começar a falar sobre Musicoterapia.


Hoje deixo o primeiro texto que fizemos para ficar na parte da pesquisa do nosso projecto!






O que é a Musicoterapia?

Não se ouve só com os ouvidos, ouve-se com todo o corpo!
A Musicoterapia é a utilização da música e/ou os seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um profissional, num processo destinado a facilitar e promover a comunicação, a expressão e a coordenação motora, combater a timidez, stress, depressão, distúrbios de sono e da fala.
O objectivo é desenvolver potenciais e restaurar funções do individuo para que ele alcance uma melhor organização intra e/ou interpessoal e, assim, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento.[1]
O importante não é o senso estético da música e sim, o processo e o esforço para conseguir um movimento, um som. Assim, não é preciso que o paciente saiba tocar um instrumento.[2]
Existem dois tipos de Musicoterapia: a terapia interactiva feita pela coordenação motora com instrumentos musicais, usada mais para crianças e deficientes mentais ou físicos; e a terapia meditativa transcendental, que se divide em passiva ou activa.[3]

------------------------------------------------------------------------------------------------


[1] Definição Oficial da Federação Mundial de Musicoterapia
[1] Machado, Flávia – “Musicoterapia, a arte do inconsciente”
[1] cf. Cantusio Jr, Amyr “Musicoterapia – uma viagem interior”





4 comentários:

Anónimo disse...

Este projecto é muito interessante... Nem toda a gente tem a noção que a música é uma terapia contra o stress e o sedentarismo.
Parabéns pela ideia!

Anónimo disse...

Parece ser um projecto muito interessante conheço pouco o que é a musicoterapia, e acho que ao longo do tempo que o blog estará aberto irei ter mais informação disponível, e irei ficar a perceber como poderá a musica ser uma terapia. Trabalho interessante o que vai aqui ser feito. Vou acompanhar o seu crescimento e as suas novidades, continuem com o bom trabalho.

Anónimo disse...

Tal como ja foi dito, trata-se de um projecto bastante interessante uma vez que a temática não está ou não é muito divulgada por cá, e já que vivemos numa sociedade cujo um dos objectivos é alcançar o bem estar e são cada vez mais procuradas formas ou terapias modernas ou tradicionais para o conseguir, é então ainda maior o interesse por esta forma que recorre a uma ancestral arte como é a música, que não se fica apenas pelos ritmos e folclores muito apreciados em concertos e romarias!A música é uma linguagem, uma forma de se exprimirem pensamentos, sentimentos e cuja origem provem do mais interior de nós mesmos!Porque não explorar mais este tema?De certo haverão muitas pessoas que demonstrarão o seu interesse pela temática!Espero que continuem,pois eu quero aprender mais!

Augusta Bastos disse...

Deveras um trabalho muito interessante. Para quem não sabe o que é a musicoterapia, através do vosso blog é dado um passo em frente,importante para uma terapia fácil para complemento da vida. Continuem com um bom trabalho.